
35 anos de Ordenação de Mulheres na IEAB - Vivências e Contribuições Pastorais
“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e
plantando flores." Cora Coralina.
Estelivroéumtrabalhocompartilhadopelasmulheresordenadas naprovínciaanglicanadoBrasil.Emlinguagemsimplesediretaregistra,demaneirabreve,otestemunhodediáconas,presbíterasebispasnaIEAB, chamadasa Servir a Deus e a participar do movimento de Jesus. A caminhada para esta obra teve início no Brasil, em 1985. Desde então, mulheres guiadas pela fé materna, foram abrindo portas e janelas, deixando a ventania divina derrubar as estruturas sexistas que as impediam de
estar no altar, celebrando os sacramentos.
O árduo caminho percorrido para que se chegasse à ordenação foi trilhado “removendo pedras e plantando flores”. Desde o início da década de 70, no Sul do País, refletia-se nos grupos das mulheres leigas acerca da ordenação feminina. Mulheres e homens, parceiros do bem, ajudaram a levantar a voz profética para que Assim, é preciso reconhecer que muitas leigas abraçaram esse ministério ao lado das reverendas, fortalecendo o sonho de que a ordenação de mulheres pudesse se tornar realidade.
Trecho do prefácio do livro escrito por Carmen Etel (Revda. Cônega - Coordenação Acadêmica - CEA) e Lucia Dal Pont( Revda. Coordenadora Geral - CEA)