Código: 17

REFLEXÕES N° 06: Liturgia anglicana: evolução, diversidade e espiritualidade

Carregando...
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

O REFLEXÕES está chegando ao sexto número de uma série que se dedica a fornecer subsídios teológicos para a educação teológica em nossa Província.

Dedicamos esta edição ao tema da Liturgia, entendendo que ela é parte essencial da nossa identidade. As palestras aqui publicadas foram proferidas ou estudadas no Seminário sobre o LOC e Liturgias Alternativas, realizado na diocese de Pelotas, em outubro passado. São textos de autoria de D. Sumio (2), D. Orlando e do Rev. Francisco. Começa-se pela evolução histórica do LOC e sua relação com a História de nossa Igreja. Os textos que se seguem abordam os diferentes modelos de LỘC dentro da Comunhão Anglicana e a estrutura da celebração litúrgica, conforme a nossa tradição. O texto final aborda os modelos de espiritualidade encontrados na forma anglicana de adorar a Deus, revelando que por trás dos textos, existe vida e dinâmica comunitária.

Muito se pergunta hoje em dia sobre a identidade anglicana. E se pode afirmar com segurança que uma delas é a forma de celebrar. Através do Livro de Oração Comum, mais uma “estrutura" do que um “manual de cerimônias", o povo anglicano procura expressar a sua visão de Deus, do mundo e de si mesmo. Uma visão de equilíbrio, dividida entre a reverência à Palavra e aos Sacramentos, entre o clero e o povo, entre palavra e gestos, numa integração holística. 

Paginação: 48

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.